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SONIC FORCES - ANÁLISE


Mediano é a palavra que melhor define o jogo.

    Sonic Forces foi o segundo jogo da franquia do Sonic lançado este ano. Primeiro tivemos o maravilhoso Sonic Mania, que trouxe o Sonic de volta ao seus tempos de glória em 16 bits. Certamente ter levado Sonic de volta a suas origens foi a melhor decisão que a Sega tomou para o seu Ouriço Azul nos últimos anos.
     Já o Sonic Forces, é mais um capítulo da tentativa da Sega de tentar fazer um jogo do Sonic no estilo 3D, mas, que acaba sem inovar nada e ainda consegue regredir em alguns aspectos, fazendo parecer que a Sega simplesmente não aprendeu nada com os jogos anteriores dos Sonic em 3D ou não está dando a mínima em tentar melhorar o jogo.
    Sonic Forces se passa em um mundo onde o Dr. Eggman praticamente conseguiu dominar o mundo, graças ao poder da Phantom Ruby e utilizado por uma de suas criações, chamado de Infinte (a Phantom Ruby é a mesma citada em Sonic mania). Com isso, resta ao Sonic e sua turma criarem uma resistência para lutar contra o Dr. Eggman.


     O jogo funciona praticamente do mesmo jeito que Sonic Generations, onde cada fase é jogada por um determinado Sonic (o antigo gordinho em 2D ou o moderninho em 3D) ou pelo seu avatar, que, por sinal é uma das novidades mais legais do jogo.
Como o Sonic é capturado pelo Dr. Eggman no começo do jogo, as primeiras fases são jogadas com um personagem da resistência que você precisa criar.
   O sistema de criação de personagens é bem legal, pois, ele te dá um leque bem grande de possibilidades, deixando você escolher que tipo de animal você quer ser, que tipo de rosto, boca, voz cores e até roupas você quer utilizar e até mesmo que tipo de arma você quer que ele use.
No começo as possibilidades de customização são deveras pequenas, mas, no decorrer do jogo você vai desbloqueando dezenas de itens de customização, que, passam da casa dos quinhentos itens! Essa variedade de itens de customização é bem divertida e faz com que seu personagem acabe se tornando único devido a enorme quantidade de itens para personalizá-lo, graças a isso você acaba ganhando um apego maior ao seu personagem criado, pois, como a quantidade de possibilidades de itens, cores e faces, seu personagem dificilmente ficará igual ao de todo mundo, como acontece com a maioria dos personagens criados em jogos.
     Também vale mencionar que cada animal no jogo possuí uma habilidade especial própria, como o pássaro, por exemplo, que pode dar saltos duplos, o cão continua com alguns anéis quando é atingido, e, por ai vai.


    Na maioria das vezes as fases são dividas em três atos, um ato com o Sonic moderno, outro ato com o Sonic Clássico e outro ato com o Avatar. Existem algumas exceções, como a fase do Cassino que só é jogada pelo Sonic clássico, e algumas batalhas de chefes. Em algumas fases também é possível jogar com o seu Avatar e o Sonic ao mesmo tempo, o que é bem divertido, diga-se de passagem.


    Falando das fases, creio que esse seja o principal problema do Sonic Forces. As fases são muito confusas, lineares o level design de muitas delas é horrível e para piorar tudo, todas as fases curtíssimas demais. Muitas vezes quando você está começando a se divertir na fase, ela acabou.
Algumas fases do jogo chegam a ter apenas um minuto e meio de gameplay, e, isso é algo extremamente frustrante.
    Como se o péssimo design das fases já não fosse ruim o suficiente para o jogo, eles tiraram um dos movimentos que Sonic Moderno tinha quando estava correndo super rápido, que mais ajudavam a manter o controle do personagem, o botão de Drift, que, tinha em Sonic Unleashed e Sonic Generations foi tirado em Sonic Forces,  fazendo com que seja impossível conseguir controlar o Sonic moderno em uma curva quando ele está em alta velocidade. Agora, junte isso a fases como Metropolis, onde alguém teve a brilhante ideia de colocar espaços onde o Sonic pode cair para fora do cenário e morrer durante as curvas. É algo muito frustrante.
     Isso sem contar os buracos colocados em lugares aleatórios fazendo com que você morra ao tentar atacar um inimigo ou em momentos em que o Sonic está correndo em alta velocidade, fazendo com que seja quase impossível desviar dele na primeira vez que se está jogando a fase.


    Na campanha do Sonic clássico, temos inimigos colocados em lugares aleatórios, e muitas vezes em uma quantidade muito maior do que o normal, como acontece em Ghost City, onde por algum motivo resolveram colocaram uns dez inimigos em um único ponto da fase fazendo com que seja impossível não tomar dano ou morrer na primeira vez que se está jogando na primeira fase.
    Outra coisa que me incomodou com o Sonic clássico é feeling de estar jogando com ele. Não sei o motivo, mas jogar com ele em Sonic Forces não me passa a mesma sensação de eu estar jogando com ele em Sonic Mania ou até mesmo Sonic Generations. O Sonic clássico do Sonic Forces me parece muito mais lento e com uma movimentação bem mais truncada do que as suas versões anteriores. Até mesmo quando utilizamos o item da bota, o Sonic ainda se movimenta de forma lenta. Eu simplesmente não consigo jogar com o Sonic clássico em Sonic Forces e ter aquele sentimento que eu tinha em Sonic Generations de estar jogando com o mesmo Sonic da época dos 16 bits.


    Ainda sobre o Sonic clássico, uma coisa é inegável. ele só está presente em Sonic Forces para fazer fan service e para tentar vender o jogo para os fãs das antigas do Sonic, pois, sua presença no jogo além de questionável, não foi bem explicada e para piorar de vez, ele aparece em muito menos fases se comparado ao Sonic moderno e ao Avatar. E em todas as fases que ele aparece são praticamente as fases clássicas, como Green Hill, Cassino, Chemical Plant ou até mesmo aquela clássica luta de chefe da primeira fase de Sonic the Hedgehog de Mega drive, que já tinha dado as caras em Sonic Generations, deixando assim ainda mais descarado que a sua presença em Sonic Forces é apenas para tentar alavancar as vendas do jogo.


    Sonic forces é um jogo relativamente curto para os padrões de hoje, sendo possível terminar em apenas uma sentada, pois a média que a campanha do jogo dura é de três a quatro horas morrendo, sendo que boa parte deste tempo é destinado a cutscenes, ou seja, se você não estiver nem um pouco se lixando para história e sair cortando todas as cutscenes duas horas é o tempo máximo que você vai gastar para terminar todas as trinta fases de Sonic Forces e suas fases especiais.
A história apesar de tentar te manter envolvido, ela acaba sendo rasa e sem graça demais para se tentar levar a sério. Muitos acontecimentos do jogo são questionáveis e sem sentido, como o fato do Sonic clássico estar de volta no jogo, ou pior, o Dr. Eggman conseguir enfim derrotar o Sonic, mas ao invés de matá-lo, ele resolve deixá-lo preso em sua estação espacial por seis meses? Por que diabos você deixaria a única pessoa que pode atrapalhar seus planos vivo, por seis meses sendo que você tem a chance de matá-lo?
   O vilão Infinite tenta ser um personagem carismático, mas acaba caindo na mesmice de outros vilões personagens esquecíveis da franquia, fazendo com que você não tenha interesse nenhum em saber quem ele é, quais são suas motivações como ele consegue utilizar a Phantom Gem e coisas do tipo.
    Como se não bastasse, é irritante demais ver o Sonic com aqueles papos de "poder da amizade", algo que além de ser muito clichê já está se tornando irritante demais na franquia do Sonic, na minha opinião. Sinceramente, ver o Sonic fazer seus discursos sobre a amizade só não é pior que a tentativa embates intelectuais entre o Tails e o Dr. Eggman toda a vez que eles se encontram no jogo.


    O fator replay de Sonic Forces não é nada motivador, já que depois que se termina o jogo, a única coisa que resta para fazer no jogo são pegar os coletáveis, que por sinal são muitos, mas, que servem mais para enche-linguiças pós jogo pois, muito provavelmente eles ficaram com preguiça ou não quiseram fazer um jogo maior, então, resolveram encher o jogo com vários tipos de coletáveis que são desbloqueados conforme você pega todos os coletáveis anteriores. Por exemplo, quando você pega todos os Red Rings da fase, é desbloqueado as Numbers Rings, e, quando você coleta todas as Number Rings, é desbloqueado as Moon Rings. Por que não colocaram todos os coletáveis de uma vez na fase ao invés de te fazer ter que repetir a mesma fase no mínimo três vezes para coletar todos os coletáveis que no fim das contas não servem para nada?
   Para não dizer que os coletáveis não servem para nada, eles podem desbloquear as fases EX no jogo, que são fases mais difíceis, ao completar essas fases, você ganha mais itens para o seu avatar.
Além disso, temos também missões SOS, que são apenas terminar uma das trintas fases do jogo sem morrer. A única coisa realmente legal nas missões SOS é que algumas te deixam jogar com o Avatar de outras pessoas. Mas, como o jogo tem a opção de "Rent a avatar" que te possibilita escolher e um usar ou avatar de alguém para jogar em qualquer fase do avatar, essa opção da missão SOS acaba sendo apenas mais um enche jogo sem propósito.
   A única motivação real para se jogar o jogo uma segunda vez é para desbloquear mais itens de customização para o Avatar ou para pegar os troféus/conquistas do jogo, pois, tirando isso não há mais nada que me faça querer jogar novamente o jogo todo uma segunda vez.


    Mas nem tudo são reclamações em Sonic Forces. Entre outros pontos positivos que posso destacar é o gráfico do jogo, que está lindíssimo, tanto dos cenários quanto dos personagens e das cutscenes. Jogo está deslumbrante neste estilo. As músicas também, como na maioria dos jogos do Sonic, são o ponto alto do jogo e encaixam perfeitamente com o clima da fase. Eu mesmo já estou com a Música do Space port do Sonic moderno e a Fist Bump cantado pelo Douglas Robb da banda Hoobastank na playlist do meu celular.
   Mesmo com os defeitos e pouco tempo de jogo não posso negar que Sonic Forces é um jogo divertido. Pegar ele para jogar de forma descompromissada torna a experiência bem divertida. É legal correr freneticamente pelo cenário atropelando todo mundo no caminho com o Sonic, é legal demais se balançar pelas fases ou bater nos inimigos utilizando as armas do seu Avatar e não há nada mais satisfatório no jogo do que as fases que o Sonic junta suas forças com o seu Avatar e saem correndo em uma velocidade absurda destruindo tudo no caminho enquanto toca a música Fist Bump.


    Não vou dizer que esperava algo melhor do Sonic Forces, porque seria uma mentira, pois, se desde 2006 até o generations eles não acertaram a mão em fazer uma formula do Sonic 3D que funcione de forma 100% satisfatória dificilmente seria Sonic Forces o jogo que mudaria isso. Minhas expectativas quanto ao jogo eram baixíssimas, e eu nem pretendia comprá-lo tão cedo, porém, o que acabou me motivando a comprar Sonic Forces no seu lançamento foi o seu valor convidativo de  R$ 149,90, valor esse que no Brasil são praticados apenas para lançamentos de jogos Indies ou jogos Remasters. 
    Apesar do preço convidativo Sonic Forces peca com a falta de uma dublagem ou até mesmo de uma legenda em Português no jogo mostrando que a Sega, assim como a Nintendo não está nem ai para o seu público Brasileiro.


  Sonic Forces é um jogo que poderia ser ambicioso, mas acaba indo pela mesmice dos jogos anteriores e ainda piorando ou retirando algumas mecânicas essenciais do jogo, fazendo com que ele seja apenas mais um jogo mediano esquecível do Ouriço azul mais legal dos vídeo-games. O lado bom é que o Sonic Mania está ai firme e forte, mostrando que o Sonic ainda pode dar certo nessa nova geração de consoles, se for feito de forma correta. Algo que não aconteceu com Sonic Forces.
    Se você é fã de incondicional do ouriço azul, esse jogo certamente vai te agradar, pois, mesmo com a sua qualidade duvidosa, ele ainda é um jogo muito divertido. Caso você não seja, mas quer dar uma conferida, vale mais a pena esperar mais alguns meses por alguma promoção ou queda de preço para poder tê-lo em sua coleção.

Obrigado pela visita.

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