HOMEDOJO DO GARUDA ACTION FIGURES FILMES ANÁLISES

SHOVEL KNIGHT: TREASURE TROVE - ANÁLISE


    Se tem um jogo que está na meu top 3 de jogos favoritos desta geração e da geração anterior até o presente momento, esse jogo certamente é o Shovel Knight. Feito pela Yacht Club através do financiamento coletivo do Kickstarter, Shovel Knight é um daqueles jogos que te levam de volta para os anos 80/90 onde os jogos eram simples, divertidos e ao mesmo tempo desafiadores. A Yacht club acertou tão bem no jogo, que, rapidamente ele passou de um jogo indie feito com dinheiro de doadores para um sucesso tão grande a ponto de ser portado para praticamente todos os consoles da geração atual, ter participações especiais em outros jogos (inclusive no Yooka-Laylee) e até mesmo ganhar um próprio Amiibo e uma edição de colecionador para o Nintendo 3ds. Eu mesmo tenho as versões físicas do Playstation 4, Playstation Vita (que foi bem difícil de se encontrar, diga-se de passagem) e o Amiibo dele.


    Desde o seu lançamento, o jogo vem recebendo algumas atualizações gratuitas para todas as suas versões, que vão desde a participação especial de personagens como o Kratos ou os Battletoads (depende da onde você estiver jogando) até campanhas extras com outros personagens como  um dos chefes do jogo, o Plague Knight que ajuda mais ainda no aprofundamento da história do jogo.
 Esse mês Shovel Knight ganhou mais uma atualização gratuita para chamada de "Treasure Trove" e, essa nova atualização trouxe muitas novidades, inclusive a adição de outra campanha, desta se passando antes dos acontecimentos do modo história do Shovel Knight e tendo o Specter Knight (que também é um dos chefes do jogo) como protagonista. Além disso o jogo várias outras novidades que serão comentadas no decorrer da postagem.
    Antes de falar da nova campanha chamada "Specter of torment" vou dar um apanhado geral dos novos conteúdos adicionados no jogo.
    A primeira coisa que preciso mencionar foi a localização para o português do jogo. O engraçado que estava tão no automático explorando o conteúdo extra do jogo, que até demorei alguns minutos para reparar que o jogo estava em português.
     O jogo ganhou umas traduções bem engraçadas, utilizando algumas vezes o vocábulos famosos na
internet que são bastante utilizados hoje em dia, como por exemplo, quando você morre, aparece a mensagem "Deu ruim". Foi uma sacada bem pensada por parte de quem traduziu o jogo (de acordo com os créditos foi o Thiago Araújo). e também foi bem legal da parte da Yacht Club traduzir o jogo para vários outros idiomas na versão Treasure Trove, fazendo com que a pessoa  que mora tanto no Brasil, quanto na Rússia possa jogar o Shovel Knight e entender completamente a história sem necessitar ser obrigado a saber inglês, pois o jogo agora conta com oito idiomas diferentes.
   Além disso, a campanha do Shovel Knight agora ganhou algumas adesões que antes eram exclusivas do WiiU através do Amiibo do Shovel Knight, como o modo multiplayer local.


     O modo multiplayer local é bem divertido, para se jogar com amigos que também curtem jogos antigos estilo aventura e plataforma porém ao mesmo tempo é meio frustrante eles terem feito o modo multiplayer  para ser apenas local e não online. Imagina como seria divertido jogar Shovel Knight com pessoas ao redor do mundo todo ou até mesmo com aquele amigo que não também tem o jogo, mas não tem tempo de ir na sua casa ou vice e versa para jogar uma partida local do jogo.
Também não curti o fato da campanha multiplayer local ser apenas para a campanha do Shovel Knight, assim, deixando de lado o multiplayer nas campanhas do Plague e Specter Knights.


    A atualização também ganhou um modo onde se pode mudar o sexo dos personagens principais do jogo, fazendo com que você possa jogar com uma versão feminina Shovel Knight para resgatar uma versão feminina do Shield Knight enquanto você derrota uma versão masculina da feiticeira. Pode até parecer besteira, mas é uma tipo de besteira divertida brincar com a mudança de sexo dos personagens. E também uma boa sacada para chamar mais a atenção do público feminino, já que o jogo todo é composto por praticamente 90% de personagens homens. O modo de mudança de sexo também pode ser utilizado no modo multiplayer, assim podendo um jogador controlar um Shovel Knight masculino e o outro jogador um Shovel Knight feminino. Bem legal para quando você estiver jogando com a sua namorada ou com alguma amiga em casa.


    O único problema deste modo é que apesar de você mudar o sexo dos personagens, eles continuam sendo tratados pelo seu sexo original nas legendas e nas falas. O caso mais gritante é a Feiticeira, que mesmo quando está em sua versão masculina ainda é chamado de Feiticeira ao invés de Feiticeiro. Eu sei que é uma bobagem reclamar disso, mas realmente não consigo deixar de não reclamar de algo tão besta que eles poderiam ter colocado, mas, acabaram deixando passar.
    Com isso, a campanha do Shovel Knight ganhou uma versão bem mais divertida, fazendo com que valha a pena gastar mais 2 horinhas terminando o jogo mais uma vez para poder explorar essas mudanças divertidas e até o se divertir no modo multiplayer com um amigo.
    Agora, vamos a parte que mais interessa de Shovel Knight: Treasure Trove, a campanha do Specter Knight.


    A campanha "Specter of torment", estrelando o Specter Knight certamente é a principal novidade desta atualização. A campanha dele se passa antes da campanha principal do Shovel Knight e também antes da campanha do Plague Knight. Enquanto Shovel Knight abandona as aventuras com o desaparecimento da Shield Knight, Specter Knight é incumbido pela feiticeira de recrutar cavaleiros ajudá-la em sua dominação, em troca de recuperar a sua humanidade, pois, assim com a Shield Knight ele também foi uma vítima da torre do destino quando a magia de lá foi liberada, sendo, assim transformado no Specter Knight pela feiticeira.


    Ao contrário da Campanha do Plague Knight, no qual houve poucas mudanças nas fases (a maioria foi apenas adaptada para que o Plague Knight pudesse de locomover nela) e a adesão de alguns cenários, as fases do Specter Knight foram completamente reformuladas fazendo com que você não fique com aquela impressão de que você está jogando o mesmo jogo só que com um personagem diferente, que é o que acontecia quando jogava a campanha do Plague Knight. As fases estão completamente diferentes, as músicas são versões remixadas das músicas originais das fases do Shovel Knight e modo de locomoção nas fases do personagem também foram modificadas, O esquema de mapa de fases estilo "Super Mario bros 3" foram eliminadas na campanha do Specter Knight, ou seja, desta vez você escolhe a ordem que quer jogar as fases, pois, todas elas estão abertas e na descrição das fases mostra qual chefe está na fase, podendo assim você escolhe onde quer ir primeiro. Em suma, o esquema de fases dele ficou um estilo mais parecido com os jogos da série Mega man.


    Os chefes também tiveram mudanças na nova campanha. Algumas batalhas os chefes mudam os padrões de ataques ou ganham ataques novos e em outros chefes as batalhas são completamente diferentes, deixando o jogo mais desafiador, pois, desta vez você não sabe o que esperar dos chefes de fases. Um exemplo bacana é o Black Knight, que, na versão Specter of Torment ganhou uma montaria chamado de "Terrorisco", que é uma mistura bizarra de cavalo, rinoceronte e tartaruga.
Além disso, a campanha do Specter Knight também possuí seus chefes próprios, incluindo o chefe final.
    Também foram adicionados alguns inimigos novos nas fases da campanha do Specter Knight, algo, que, juntamente com o design completamente remodelado das fases ajudou bastante a diferenciar ainda mais sua campanha da dos outros dois personagens.


   A jogabilidade com o Specter Knight é muito divertida e gostosa e fácil de se pegar para jogar. Enfrentar inimigos com ele ficou muito mais fácil do que com os outros dois personagens, pois os golpes de sua foice são poderosos e precisos. Sua movimentação e golpes (e até mesmo o estilo do Specter Knight) lembram bastante de jogos de antigos de Ninja, principalmente pelo fato dele conseguir correr pelas paredes e pelos seus ataques de foice quando ele está ar, onde ele ataca diagonalmente para cima ou para baixo, dependendo da posição do inimigo. Esse ataque no ar dele também é utilizado para poder atravessar certas partes das fases onde é necessário utilizá-lo para pular certas plataformas. Esse ataque é uma ótima ferramenta de ataque para enfrentar os chefes ou inimigos que estão a uma longa distância em cima ou embaixo do Specter. Porém, ao mesmo tempo que ele é uma mão na roda, também pode acabar fazendo com que você morra acidentalmente, pois, você não consegue escolher a direção do seu ataque. Quando ele está por acima do inimigo o corte em diagonal vai ser para baixo, e quando está abaixo do inimigo seu ataque vai para cima. Se você não souber bem o momento certo de utilizá-lo, você poderá morrer de besteira em partes que os inimigos estão amontoados no ar ou atacando inimigos que estão muito perto de um precipício. O mesmo problema pode acontecer com a sua habilidade de correr na parede, pois se ele encostar na parede, automaticamente ele começa a correr por ela e depois da um pulinho para trás. As vezes você tem um precipício atrás, e, você quer pular para cima de uma plataforma, mas, se ele acabar encostando na quina da plataforma ou em alguma parede, ele automaticamente vai subir ela e pular para trás, fazendo com que você caia no precipício. Essas habilidades do Specter Knight podem causar muitas mortes acidentais se você não se policiar na hora dos pulos e no momento certo de usar seus ataques aéreos.
   Fora isso, o Specter Knight também pode surfar em sua foice em alguns momentos do game para alcançar certos lugares ou para enfrentar um dos chefes do jogo. No geral não serve para nada, mas, diga-se de passagem é muito divertido ficar surfando e fazendo manobras em cima de uma foice. 


   Assim como o Shovel e o Plague, o Specter também possuí  itens especiais e melhorias em sua armadura que podem ser adquiridas no decorrer do jogo ou compradas na torre do destino antes de entrar em alguma fase utilizando dinheiro ou caveiras vermelhas que você coleta no decorrer das fases. Os itens que o Specter Knight possuem são chamados de "caprichos", e,  ao contrário dos itens dos outros personagens, os itens do Specter podem ser melhorados, fazendo com que seus caprichos possam dar mais dano nos inimigos ou fazer com que seus efeitos durem mais.
   Uma coisa interessante de se mencionar sobre os caprichos é que o comando para utilizá-los foi modificado na campanha do Specter. Nas outras campanhas o comando é para cima e quadrado para utilizar o item, já, jogando como Specter Knight o comando foi mudado para apenas apertar o botão triângulo. Pessoalmente falando eu achei melhor trocarem o comando, porém também tenho que dizer que após jogar duas campanhas utilizando para cima e quadrado, foi meio difícil me acostumar a apertar o triângulo para utilizar os itens do Specter.


   Apesar de ainda não ser melhor que a campanha do Shovel Knight nos quesitos fases, diversão e desafio, certamente a campanha do Specter Knight é muito melhor que a do Shovel Knight no quesito história. Eles exploram muito bem o personagem e fazem um ótimo uso de fases flashbacks que acontecem entre as fases da sua campanha para mostrar vida, quando ao invés de ser o Specter Knight ele era chamado de Donovan e também através das fases flashbacks vemos como ele acabou se tornando um dos cavaleiros da Ordem Inclemente.
    O interessante da história do Specter Knight é que ele é mostrado como uma vítima da feiticeira e que em momento algum ele está de acordo com os planos dela, ele só está fazendo o que faz para poder tentar recuperar a sua humanidade que foi roubada pela feiticeira, e, ao mesmo tempo para manter uma promessa que ele havia feito a seu melhor amigo chamado Luan, que, morreu na Torre do destino. Por esses motivos ele acaba sendo forçado a servir ela, como um dos seus cavaleiros da Ordem Inclemente.
   No decorrer da história você acaba vendo ele não apenas como um vilão malvado da Ordem Inclemente, e, no final da história não tem como você criar uma certa empatia com personagem, pois, você entende que ele acabou se tornando o que se tornou para poder manter a promessa que ele fez para o seu melhor amigo. 


    O principal problema da campanha Specter of torment na minha opinião é que ela é muito fácil que dos outros personagens. Specter Knight tem golpes e magias e armaduras muito melhores, muito mais poderosas  e até mesmo muito mais roubadas que os outros personagens. Seus ataques normais e seus itens fazem com que a maioria das fases e das batalhas contra os chefes acabem ficando extremamente fáceis, principalmente se você upar seus caprichos. Ele até mesmo possuí armaduras que te impedem de morrer na hora caso você caia em um buraco ou em espinhos, fazendo com que você perca apenas uma parte de sua vida e sua magia. Mesmo jogando no New game +, que, possuí uma dificuldade bem mais alta e menos checkpoints, você não terá tanta dificuldade assim para lidar com os inimigos e os chefes do jogo. É mais fácil você morrer caindo em um precipício ou caindo em espinhos de bobeira do que morrer tomando dano dos inimigos e dos chefes.
    Em suma, ele é um tanto quanto poderoso demais, se, comparado com o Shovel Knight e o Plague Knight e isso acaba que fazendo com que ele perca um pouco do charme desafiador que as duas outras campanhas possuem. 


    A campanha do Specter Knight também é curta, dependendo do nível da habilidade do jogador dá para terminar em menos de cinco horas na primeira jogatina e depois quando você já pega o esquema das fases, em menos de uma hora e meia você consegue zerar o jogo. Se você for pegar os coletáveis , comprar e upar todos os caprichos, encontrar todas as caveiras e fazer alguns desafios secundários dentro do jogo, como um desafio de corrida para ver quem consegue escalar até o topo da torre ou uma série de objetivos extras como achar a sala secreta do Specter Knight dá para estender o jogo para até umas dez horas de jogo facilmente.
   Specter Knight também tem seu próprio modo desafio que é desbloqueado quando você termina o jogo com ele. Esse modo também adiciona mais uma ou duas horas de jogo, pois, completar todos os desafios dele não é uma tarefa tão fácil quanto aparenta ser.
     Infelizmente ele não possuí muitas missões paralelas como o Shovel e o Plague Knights possuem em suas respectivas campanhas, mas mesmo assim o conteúdo da campanha do Specter Knight não deixa a desejar.


    Certamente o Shovel Knight: Treasure Trove é não é somente uma atualização, com um ou outro conteúdo a mais, mas sim uma nova experiência tanto para quem já jogou quanto para quem ainda vai jogar. E o melhor de tudo é que tudo isso veio de graça para quem já tem o jogo (para quem não tem, o jogo sofreu um reajuste no seu valor, ficando um pouco mais caro), mostrando que Yacht Club está mais interessada em agradar os seus consumidores e o pessoal que ajudou eles no Kickstarter do que em ganhar dinheiro em cima do jogo vendendo esse conteúdo como DLC separada, para ganhar um dinheiro a mais, como praticamente todo mundo faz hoje em dia. E olha que se eles quisessem, poderiam fazer isso sim,  porque o jogo já está bem famoso e já tem uma base de fãs ao redor do mundo que certamente pagariam um valor a mais para comprar esse conteúdo.
    Shovel Knight: Treasure Trove é um jogo obrigatório para todos fãs dos bons e velhos jogos de aventura 2D da época dos 8 e 16 bits ou para jogadores que nasceram ou jogam video games desde os anos 80/90. Além de ser um ótimo jogo, ele é um dos poucos jogos nesse estilo retrô que realmente te faz sentir aquele sentimento  nostálgico de estar de volta a infância, onde você chegava em casa depois da escola e ficava o dia inteiro jogando video game, em uma época em que os jogos eram simples, divertidos e desafiadores, e, só pelo fato dele resgatar essa sensação em uma época onde gráficos reinam, já faz com que ele seja um jogo que vale a pena ser jogado. Agora some isso a uma ótima trilha sonora, ótima jogabilidade, três campanhas diferentes, modo multiplayer, personagens carismáticos e pronto! Temos um jogo que é uma experiência obrigatória para fãs de jogos de retrô. 

Um comentário:

Postar um comentário